BOMBEIROS - 193 | ATÉ 60 BOMBEIROS DEVEM SER CONVOCADOS PARA COMBATER INCÊNDIO - VEJA:

 

Por redação:

Na tarde desta sexta feira (17) o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo iniciou o combate ao fogo que atinge a serra da mantiqueira, na região da Pedra da Mina, nas divisas entre o estado de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Segundo as informações, o incêndio em cobertura vegetal atingiu a região conhecida como “ Pico da Pedra da Mina”, que é oficialmente a quarta montanha mais alta do Brasil, e a mais alta do estado de São Paulo, com 2798 metros de altitude. Esta montanha localiza-se na Serra Fina, uma seção da serra da Mantiqueira, por sua vez uma das cadeias de montanhas mais importantes do país.
O fogo iniciou-se em território mineiro e, no início da manhã, atingiu o território paulista.
Desta forma, o Corpo de Bombeiros iniciou uma Operação de combate às chamas, com a instalação de um Posto de Comando na cidade de Cruzeiro-SP, no campo da ESC Faculdade de Educação Física. A partir deste local, os bombeiros serão transportados pelo helicóptero Águia até a região do incêndio. De acordo com os bombeiros, o acesso por terra só é possível a partir do território mineiro e leva cerca de dois dias de caminhada.
Conforme relatou o Corpo de Bombeiros, as equipes que combatem as chamas no Pico da Pedra da Mina permanecerão no local durante a noite até serem substituídos pela manhã, com a chegada de um efetivo de 60 bombeiros militares que continuarão as ações durante o sábado. Devido ao aumento do efetivo envolvido na Operação, o Comando de Aviação da Polícia Militar alocará dois helicópteros em tempo integral para apoio ao Corpo de Bombeiros.

O Trabalho será retomado neste Sábado
Após o último sobrevoo do dia, o Comando do Corpo de Bombeiros decidiu que, para amanhã, alocará 60 (sessenta) bombeiros militares para ação de combate às chamas. Por sua vez, o Comando de Aviação da Polícia Militar apoiará a Operação com dois helicópteros: 01 Águia e 01 Augusta destinado a transporte de tropa.

Bombeiros negam pedido de ajuda
Diante do fato, houve rumores de que os bombeiros estariam solicitando voluntários para o combate ao fogo. Nossa reportagem apurou a informação e de acordo com os bombeiros o pedido não procede.
"O Corpo de Bombeiros desconhece qualquer pedido por ajuda de voluntários para esta ocorrência.
Destaco inclusive que, considerando os fatores de risco envolvidos em uma operação em montanha, especialmente a mais alta do Estado, o Corpo de Bombeiros não permitirá a participação de pessoas que não sejam os profissionais qualificados, previamente cadastrados e já escalados para a ação". Finalizou o comandante dos bombeiros.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem