O tempo começa a esfriar na região do Vale do Paraíba, Sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Mas não chega a nevar.
Por redação:
O CEPTEC (INPE), em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) informou sobre a intensa massa
de ar frio que chega na região de São Paulo, sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, neste final de semana.
Segundo as informações, desde a última terça-feira (18) uma intensa massa de ar frio atinge o Sul do Brasil. Após a passagem da massa de ar frio, outros estados como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, sul de Goiás, Rondônia, Acre, centro-sul do Amazonas, também tiveram quedas de temperatura.
De acordo com o INPE, a partir deste sábado (22) a previsão é que sejam registradas temperaturas mínimas muito baixas.
Inclusive com possibilidade de valores inferiores a 0°C em parte do Sul do Brasil.
Uma segunda incursão de ar frio, caracterizada pela presença de uma baixa fria na troposfera média deverá reforçar a queda de temperatura sobre o Sul do país. Esse sistema combinado aos ventos úmidos próximos à superfície trará condições favoráveis à ocorrência de neve e/ou chuva congelante sobre a Região Sul brasileira, principalmente,
nas regiões de altitude mais elevada. Salienta-se, no entanto, que há muitas incertezas quanto a intensidade e a distribuição espacial da neve.
Na região do Vale do Paraíba, os reflexos devem ser mais acentuados na cidade de Campos do Jordão-SP. Já no Sul de Minas Gerais, o clima deve esfriar com mais intensidade na cidade de Passa-Quatro e Itamonte. Já no Parque Nacional de Itatiaia, no sul do Rio de Janeiro, os termômetros devem marcar temperaturas abaixo de zero, em razão da altitude da região.
