Ação aconteceu em Guaratinguetá-SP. No local a PM também localizou munições e armadilhas.
A Polícia Militar Ambiental resgatou dois pássaros da fauna silvestre que eram mantidos em cativeiro de forma irregular. A ação aconteceu na última segunda-feira (31), em Guaratinguetá, na região do Vale do Paraíba. Três armas de fogo e munições também foram recolhidas.
Pms ambientais se deslocaram até um imóvel na Estrada do Taquaral, no bairro de mesmo nome, para verificar uma ocorrência de aves em cativeiro e disparo de arma de fogo. No local, foram recebidos por um casal, que permitiu a entrada e vistoria.
Na área externa da residência, em uma parede, foi localizado um pássaro da espécime trinca-ferro e outro na sala, da espécime coleirinho-papa-capim - ambos em gaiolas, sem autorização do órgão ambiental competente.
Questionados, a mulher disse que as aves eram suas e que não sabia da necessidade de autorização para mantê-los na casa. Sobre os disparos de arma de fogo, por sua vez, o homem informou não ter ocorrido, contudo confessou existir três armas no local.
Foram apresentadas aos policiais um revólver calibre 38, um rifle calibre 22 e uma espingarda calibre 24, todos com os registros vencidos em 2013. Também foram encontrados, no imóvel, diversas munições calibres 38, 22, 12 e 24, além de dois recipientes com pólvora, outro com chumbo, sete apitos para atrair animais silvestres para o ato de caça e uma armadilha.
As armas e todo o material localizado foi apreendido e os pássaros encaminhados ao Instituto de Manejo da Biodiversidade (IMBIO).
O casal foi levado ao 2º Distrito Policial da cidade, onde o caso foi registrado e encaminhado ao Juizado Especial Criminal (Jecrim). Também foi elaborado um Auto de Infração Ambiental (AIA).