Por jornalismo:
Nesta segunda-feira (18), empresários da cidade de Cruzeiro-SP, se mobilizaram pela reabertura do comércio na cidade. Segundo as informações, por volta das 9h da manhã, donos de lojas e funcionários se concentraram nas proximidades da Fatec Profº Waldomiro May. Logo após a concentração, os manifestantes seguiram em direção à Prefeitura Municipal de Cruzeiro-SP.
De acordo com as informações, o ato foi motivado após o atual prefeito Thales Gabriel Fonseca, emitir um novo decreto colocando o município na Fase Vermelha do Plano São Paulo. Conforme o novo decreto, a regressão ocorreu devido ao aumento do casos da Covid-19 no município.
No entanto, a mudança não agradou a todos. Para os comerciantes da cidade, com as novas regras, muitos empresários passariam por dificuldades financeiras, e não iriam aguentar se manter por muito tempo. Para eles, obrigar o fechamento do comércio neste momento, iria gerar problemas financeiros, assim como o desemprego e a falência.
Durante o movimento em frente à Prefeitura Municipal, o prefeito chegou a sair para conversar com os manifestantes.
Durante o dia de hoje, nossa reportagem esteve em contato com a Prefeitura de Cruzeiro-SP. Conforme as informações, mesmo com o pedido dos empresários e trabalhadores, o Decreto Municipal nº10 de 15 janeiro de 2021 foi mantido e irá permanecer em vigor até a próxima sexta-feira (22). Após esta data, uma nova reunião com os comerciantes está programada.
Novo decreto
Na parte da noite, um novo decreto foi emitido pelo município:
Assista ao vídeo:





