É AGORA | BOMBEIROS INFORMAM QUE ÁREA ATINGIDA PELO INCÊNDIO É SUPERIOR A 630 CAMPOS DE OFICIAIS DE FUTEBOL - VEJA:

 

Força Tarefa já mobiliza cerca de quase 180 homens e diversas aeronaves. 

Por redação:

No estado de São Paulo 
Neste domingo, dia 19 de julho, as equipes do Corpo de Bombeiros e do Comando de Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo, prosseguem na operação de extinção do incêndio na Serra Fina.Segundo as informações, 37 bravos bombeiros acamparam próximo à Cachoeira Vermelha, onde a temperatura chegou a -2°C.
No período da manhã, foi feita a avaliação e reconhecimento do local para o envio das novas equipes à montanha.
O Corpo de Bombeiros e a Aeronáutica estão estudando a viabilidade técnica do combate de incêndio com apoio aéreo devido à peculiaridade do relevo.
A Serra Fina compõe a Serra da Mantiqueira e está na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. A Pedra da Mina é o ponto mais elevado do Estado de São Paulo, com 2.798 metros de altitude.
O fogo na Serra Fina provavelmente se iniciou na quinta-feira, dia 16, no Vale do Ruá, no Estado de Minas Gerais e na sexta-feira (17), chegou ao Estado de São Paulo. O CavPM sobrevoou a região no período da manhã. Desde a última sexta feira (17), as equipes do Corpo de Bombeiros transportadas pelo helicópteros Águia vem realizado o combate no terreno com a utilização de abafadores. Até o momento, a área atingida, é de cerca de 4.64 Km² (aproximadamente 464 hectares), ou seja, uma área superior a 630 Campos oficiais de futebol.
Neste momento, a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de São Paulo, atuam com 2 helicópteros e 116 homens na Operação.

No estado de Minas Gerais 
Os bombeiros de Minas Gerais também trabalham arduamente no combate ao fogo. Neste domingo (19), as equipes retornaram ao local do incêndio. O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou, que por volta das 6h da manhã, as equipes fizeram o reconhecimento aéreo da área, buscando apurar os locais que ainda ocorrem os focos de incêndio. Este procedimento tem como objetivo, realizar a divisão das equipes para o combate às chamas na região.
De acordo com o Corpo de Bombeiros MG, no momento as equipem contam a disposição de três aeronaves. Duas pertencem ao Exército Brasileiro (EB) e uma do Instituto Estadual de Florestas (IEF).
Uma vez que não é possível o acesso por meio de veículos terrestres, elas realizaram o deslocamento da tropa para os pontos estratégicos, potencializando a operação de hoje.
Desde cedo, 33 militares do CBMMG já atuam no combate, sendo 10 militares do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad).
Além disso, os militares contam com o apoio de voluntários. Ao É Agora, os militares informaram que no momento, as equipes também contam com 15 brigadistas do Parque e de mais 04 voluntários que trabalham como Guias Turísticos na região. Eles conhecem bem o terreno e reforçam as equipes de combate, contribuindo com a orientação do pessoal no terreno. Os Bombeiros ressaltam que todo o apoio recebido é coordenado pelo CBMMG.
O local é conhecido como Morro Serra Fina e as chamas se alastraram até a área paulista, na cidade de Cruzeiro-SP.

Queimadas 
No período de estiagem a vegetação fica muito seca, facilitando a combustão e, consequentemente o início e a propagação de incêndios.
Bitucas de cigarro, objetos metálicos e garrafas de vidro lançados por turistas em locais com presença de vegetação aumentam o risco de incêndios, que podem ser iniciados pela ação humana ou por fenômenos naturais.Porém, até o momento, não há a confirmação da causa do incêndio.
A qualquer momento, novas informações.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem