Por redação:
Na região de São Paulo
Nesta segunda feira (20) a atuação das equipes de emergência continuaram na Operação da Serra Fina.
Segundo as informações, o Corpo de Bombeiros e o Comando de Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo estiveram novamente combatendo o incêndio na vegetação natural que iniciou-se na última quinta-feira (16) no Estado de Minas Gerais e atingiu o Estado de São Paulo na sexta-feira (17)..
Haviam vários pontos de incêndios, permanecendo ainda 2 focos, posicionados um em cada Estado.
O foco de incêndio do lado paulista está no Vale localizado na face Sul da Pedra da Mina.
A área atingida na região de SP pelo incêndio, chegou a 4,9 km², sendo que as chamas estão se propagando na vegetação próxima às áreas de penhascos e de paredões rochosos. Devido às características do incêndio e das condições do relevo, não há local seguro que permita o combate por equipes no solo. Dessa forma, será realizado o combate aéreo pelas aeronaves do Comando de Aviação da PM.
O Corpo de Bombeiros e o Comando de Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo, estiveram durante o dia de hoje no combate ao incêndio florestal na região da Pedra da Mina, Serra Fina em Cruzeiro, que já consumiu cerca de 530 hectares.
Durante o dia, o incêndio atingiu a face sul da Pedra da Mina, área de desfiladeiros e penhascos, inviabilizando o combate terrestre. Desta forma, 03 (três) aeronaves Águias da Polícia Militar continuaram o combate ao incêndio com a caçamba Bambi-bucket, realizando arremessos de água.
Paralelamente ao combate aéreo, equipes de bombeiros militares realizaram uma incursão terrestre pela mata fechada, com o objetivo de chegar a base do Pico e evitar que o fogo atinja novas áreas.
Na região de Minas Gerais
No final desta tarde de hoje, as equipes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, brigadistas do ICMBio Instituto Chico Mendes, e guias locais credenciados, apoiados por aeronaves do Exército Brasileiro, do Instituto Estadual de Florestas e da Marinha do Brasil prosseguiram nos trabalhos de combate a Incêndio na Serra Fina.
As ações de combate a incêndio da equipe mineira se iniciaram às 04 horas da manhã e foram pausadas ao pôr do sol com saldo bastante positivo, restando apenas alguns focos de incêndio para a finalização da atividade.
Entretanto, as equipes permanecem na Serra, onde irão pernoitar, para nesta terça-feira (21). As equipes devem reiniciar os trabalhos de combate a incêndio ainda na madrugada.
A missão nesta segunda-feira, contou com os trabalhos de 33 bombeiros militares, destes, 10 militares do BEMAD (Batalhão de Emergências Ambientais) da capital do estado, 7 bombeiros de Varginha, 4 de Lavras, 4 de São Lourenço, 3 de Pouso Alegre, 3 de Itajubá e 2 militares de Extrema.
Além dos bombeiros militares, a difícil operação é composta por 15 brigadistas do ICMBio Instituto Chico Mendes de Itamonte e 4 guias voluntários da cidade de Itanhandu. E a partir de hoje, conta com mais o apoio da Brigada do Parque Nacional das Serras dos Órgãos, composta por 8 brigadistas.
Durante todo o dia foram realizados voos com o intuito de monitorar as áreas preservadas e observar possíveis surgimentos de novos focos.
No início da manhã desta próxima terça-feira (21) serão realizados voos a fim de observar se haverá reignição das chamas e se surgirão novos focos de incêndio.
A previsão de tempo ao longo da semana é novamente de tempo firme e baixa umidade relativa do ar.
Estima-se que foram queimados na região de MG, cerca de 530 hectares, equivalente à área de 530 campos de futebol. Vale ressaltar, que ainda não se sabe as causas do incêndio.
